Escola Anísio Teixeira Brilha no Enem com Notas Altíssimas na Redação!
A Escola Estadual Anísio Teixeira, em Marabá, no Pará, está arrasando! Um total de 85 alunos mandaram muito bem e conseguiram notas acima de 900 na Redação do Enem 2024, de acordo com os resultados divulgados pelo MEC e Inep. E a conquista não para por aí: 150 estudantes atingiram mais de 800 pontos na prova de Redação! No ano passado, 64 alunos da escola alcançaram a marca dos 900 pontos, mas esse ano o número cresceu ainda mais, colocando a escola como a maior do estado em termos de notas altas. A Escola Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, ficou em segundo lugar, com 79 alunos acima de 900 pontos.
O segredo de tanto sucesso? O professor Demétrius Araújo, que há três anos lidera um projeto de Redação que já colhe resultados incríveis! Em 2022, foram 33 alunos com mais de 900, em 2023 foram 64, e em 2024, o número subiu para 85. A meta de Demétrius é bater 100 alunos com notas acima de 900 no Enem 2025. Ele acredita que esse sucesso é fruto da "cultura do estudo", e defende com orgulho a importância da escola pública como espaço de crescimento e transformação.
“É preciso mostrar para todo mundo que a escola pública é um lugar incrível de aprendizado. A galera ainda tem muito preconceito com a escola pública, mas ela é maravilhosa e, muitas vezes, é a última chance das pessoas realizarem seus sonhos", afirma Demétrius.
O apoio também vem de outras frentes, como o professor Magno Rodrigues Barros, dirigente regional de Ensino, que reforça a tradição da escola Anísio Teixeira nas Linguagens. “A escola vem superando as expectativas ano após ano. A estrutura da Seduc e o apoio do Estado são fundamentais para esse resultado. Nos últimos anos, mais de 400 alunos dessa escola alcançaram mais de 700 pontos no Enem, e agora temos 85 com mais de 900 pontos”, diz Magno.
E tem mais! O Governo do Pará, para dar aquele empurrãozinho para os alunos, lançou o Programa “Bora Estudar”, com bonificação para os melhores alunos. A galera da Escola Anísio Teixeira é recordista e vai receber R$10 mil do Governo do Estado, sendo 85 estudantes premiados. O Governador Helder Barbalho também anunciou mudanças para tornar a bonificação ainda mais flexível, permitindo que os alunos usem o valor para investir em sua carreira estudantil.
Histórias Inspiradoras
Entre os destaques, temos Mariana Kardec, de 18 anos, que é autista de nível 1, e que usou seu hiperfoco para arrasar na Redação, tirando 900 pontos. Ela se preparou muito bem, usando repertórios históricos, como o livro Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. "Foi um alívio muito grande ver o resultado. Todo o esforço valeu a pena, e agora estou focada em Medicina!", comemora Mariana.
E quem também não passou batido foram as gêmeas Isadora e Olivia Madalena Montemor, de 18 anos, que arrasaram na Redação, com 940 pontos cada! “Sempre rola uma competição saudável entre a gente, corrigíamos as redações uma da outra e, no final, ficou claro que as duas tiramos a mesma nota”, conta Isadora. Agora, elas têm planos distintos para o futuro: Isadora sonha com Direito e Olivia com Medicina. “A escola pública é uma base incrível para quem quer realmente crescer. É uma honra levar o nome da escola lá no topo”, afirmam.
E o futuro? Com o esforço de professores e alunos, não é à toa que a Escola Anísio Teixeira está dando um show no Enem! O futuro é promissor e cheio de possibilidades!
Mín. 23° Máx. 34°